10 de setembro de 2008

Analyse Data Mode

Bem afinal isto não é assim tão mau como parece.

No inicio desta semana já dizia mal da minha vida. Já não podia ver "dados" à frente. Isto de trabalhar com dados era tudo "muito interessante" se eles estivessem correctos e bem formatados. Mas estamos em Portugal... e aquilo que se passa na generalidade das coisas também se passa relativamente aos dados.
Assim sendo temos a mesma exploração em freguesias diferentes (e às vezes concelhos diferentes), temos dados que não dizem de que exploração são, temos explorações que não dizem onde estão localizadas, temos freguesias que mudam de códigos e de nomes, etc...

Agora qual será a implicação disto? Faz comichão a alguém? Altera alguma coisa?
Simplesmente faz com que hajam à volta de 7000 dados errados que depois se traduzem em resultados errados e em indicadores errados!
Portanto solução: Corrigir erros.

Método de solução proposto na 2ª feira: Corrigir erros "à unha" (expressão muito utilizada naqueles meios) ou seja, um a um - o que dá ter de olhar para 7000 dados, detectar e corrigir os erros!!!!

... Eu já dizia mal à minha vida...

Segunda-feira durante o dia consegui olhar para 1000 dados, 2ª durante a noite consegui olhar para 500 dados! E acho que era mesmo Olhar, não era propriamente Analisar! Uns diziam: "É para veres como se trabalha em Portugal"; "É para te aperceberes que também temos de passar por esta parte chata de análise de dados"; enquanto outros diziam "Estão a gozar contigo, isso é para te meter a prova, é tipo daquelas brincadeiras de inicio de trabalho". Conclusão, 2ª a noite os meus olhos não aguentavam mais e tive de ir dormir apenas com 1500/7000 dados "olhados".
Terça-feira, das 8h as 9h30 estava o "Je" sentado na faculdade com os olhos em bico de tanto "olhar" para dados, a tentar dar vazão à treta que estava a fazer até que nos aparece o "Big Boss" - Esclarecimentos: Não era brincadeira nenhuma, são mesmo os dados com que temos de trabalhar; Sim temos de os corrigir, contudo temos de adoptar certos critérios. Por alguma coisa eles hão de ser "Bosses", deve ser porque têm assim umas ideias geniais que fez com que conseguisse tratar 7000 dados automaticamente em pouco tempo. (O que vale é que Alguém lá em cima/ou em baixo existe e percebe alguma coisa de informática e nos ajuda a termos assim umas ideias "fabulásticas" e umas inspirações de última hora).

Fora de tanta treta de dado, ainda bem que vão existindo alguns momentos de descanso e lazer. Ontem fez-se o reconhecimento a mais uma nova habitação com direito a jantar e convívio entre amigos. Estava tudo impecável excepto a ideia de no fim da noite irmos beber uma "Sangria à palhinha" que devia de ter tanta treta lá dentro que foi daquelas que não causa bebedeira mas causa sintomatologia de ressaca na manhã seguinte. Realmente às vezes temos mesmo de ser mais selectivos com o que consumimos, porque o que é mau é sempre mau!

Previsões para os próximos tempos, continuação Analyse Data Mode, com direito a convívio nos intervalos e almoço recheado de "cusquices" do mundo de "cima" (Profs) da FMV (há cada cena, é pena que para o meu bem não seja possível publicar tais informações) ; )

2 comentários:

Unknown disse...

Mas sao exactamente essas as informacoes que a pobrezinha de mim, desterrada em Inglaterra, quer saber para se rir um bocadinho e relelmbrar velhos tempos!!!
Espero que o estagio esteja a correr bem e pronto, mais dado menos dado, se esteja a fazer sem desesperos!
Quando vais para Copenhagen? Beijocas grandes Echinoccocus!!

Anónimo disse...

É o país que temos...